ESPECIALIDADES E TRATAMENTOS

IMPLANTOLOGIA

A evolução da Medicina Dentária permite-nos, hoje em dia, apresentar mais alternativas no caso de perda de um ou mais dentes, nomeadamente os implantes. Sobre os implantes, peças de titânio especiais que visam substituir as raízes dentárias, é colocada uma coroa com a função e estética ideais. Os implantes dentários promovem maior estabilidade, menor necessidade de desgastes dentários, melhor higiene e maior longevidade das peças dentárias.

Dr. João Rodrigues de Sousa

DENTISTERIA

Dentisteria é a área da Medicina Dentária que lida directamente com a cárie. Consiste na remoção de toda a estrutura dentária contaminada e posterior restauração, promovendo um selamento eficaz e uma manutenção prolongada do dente em questão.
Podemos, ainda, recorrer à Dentisteria pelos seguintes motivos: tratamento de fracturas, substituição de restaurações antigas danificadas ou com infiltrações, substituição de restaurações inestéticas, encerramento de diastemas (espaços entre dentes), alterações da morfologia e posicionamento de dentário, harmonização do sorriso.

ORTODONTIA

A Ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária cujo objectivo é diagnosticar, prevenir e tratar as irregularidades dento-faciais (“dentes tortos”), através da utilização de aparelhos de correcção. Os problemas mais comuns são: apinhamento, mordidas cruzadas, mordidas abertas, sobremordidas, dentes no interior do maxilar (inclusos), encerramento de diastemas (espaços entre os dentes).

Dra. Cristina Miranda | Dra. Isabel Castro

CIRURGIA

A Cirurgia oral é a especialidade da Medicina Dentária, que engloba o diagnóstico e o tratamento cirúrgico de lesões e defeitos. Nesta especialidade são incluídos os tratamentos como extrações dentárias, remoção de lesões patológicas nas estruturas ósseas (quistos, lesões tumorais, enxertos ósseos, etc.) e nos tecidos moles.

Dr. João Rodrigues de Sousa

PERIODONTOLOGIA

A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que abrange os tratamentos dos tecidos que envolvem o  dente. O periodonto é a zona constituída pelas gengivas, ligamento periodontal e osso alveolar. É uma zona com extrema importância, uma vez que confere a estabilidade e proteção dos dentes.

Dr. João Rodrigues de Sousa

ENDODONTIA

É a àrea de Medicina Dentária que consiste no tratamento de dentes afectados por cáries muito extensas e  muito próximas do interior do dente (polpa dentária). Quando tal acontece, a polpa tem de ser removida, eliminadas as bactérias e factores inflamatórios dos canais e posterior selamento/obturação dos mesmos, mantendo desta forma o dente e evitando a sua extracção. Este procedimento tem o nome de endodontia, mas é popularmente chamado de desvitalização.

Dra. Inês Castro

OCLUSÃO

Nesta área pretende-se tratar as alterações da articulação entre a mandíbula e o crânio (ATM). A ATM é a articulação mais complexa do corpo humano, que permite funções como a fala e a mastigação. Para uma boa função da ATM é essencial a presença de todos os dentes, e a sua correcta posição, a que chamamos "relações oclusais". Desta forma, a Oclusão ocupa-se do diagnóstico e tratamento das patologias da ATM, e estruturas ósseas, dentárias e musculares envolvidas na sua função.

Dra. Isabel Castro

MEDICINA DENTÁRIA PREVENTIVA

O objectivo desta área da Medicina Dentária é o de prevenir o aparecimento da cárie dentária, da placa bacteriana e tártaro. Para tal, recorre-se a tratamentos como aplicações tópicas de flúor (que fortalece a estrutura dentária), colocação de selantes de fissuras (verniz colocado na superfície dentária, funcionando como película protectora contra as bactérias) e outros tratamentos.

PRÓTESE DENTÁRIA – FIXA E REMOVÍVEL

As perdas dentárias são um dos grandes problemas a nível oral, sendo as suas repercussões muito prejudiciais, como movimentos incorrectos dos dentes adjacentes, patologias da ATM, dificuldades na mastigação, perda do osso que suportava o dente, enfraquecendo os maxilares, e por último implicações estéticas. Nesta área é possivel fazer a reabilitação oral do paciente pela confecção de próteses dentárias fixas ou removíveis que permitem restabelecer a harmonia facial, mastigatória e fonética do paciente.

ODONTOPEDIATRIA

Vertente da Medicina Dentária vocacionada para o tratamento dentário das crianças. Nesta área da medicina dentária, o médico odontopediatra recorre a métodos de tratamento e motivação que são adequados à idade do paciente em questão.

Dra. Catarina Barbosa

 

 

HomePage